Fonte: Agência O Globo | Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP
O terremoto de magnitude 6 que atingiu o norte do estado americano da Califórnia, no último domingo, feriu mais de 200 pessoas e deixou prejuízos que podem chegar a US$ 4 bilhões, segundo estimativas preliminares que consideram os danos às vinícolas e seu impacto em negócios no setor turístico.
Os seguros deverão cobrir cerca de US$ 2,1 bilhões, de acordo com uma estimativa da Kinetic Analysis Corp., que projetou o prejuízo no dobro desses valor. Mas muitos comerciantes não têm seguro, tendo que arcar com os gastos. “A maior parte dos pedidos de seguro deverão partir de vinhedos e vinícolas e outros estabelecimentos comerciais”, disse o presidente do instituto, Robert Hartwig, nesta segunda-feira. “Vai levar algum tempo para os comerciantes se recuperarem”, disse.
O terremoto, o mais forte a atingir o norte da Califórnia em 25 anos, atingiu o Vale do Napa, danificando prédios históricos e deixando milhares de pessoas sem energia elétrica e água. Cerca de 200 pessoas ficaram feridas.
Nesta segunda-feira, muitas escolas não tiveram aula. Pelo menos 33 casas foram consideradas inseguras na cidade de Napa, e muitos prédios ainda precisavam ser inspecionados.