Chegamos no mês mais rosa do ano, o outubro. Mais conhecido como Outubro Rosa, o décimo mês carrega a responsabilidade de conscientizar a população sobre o Câncer de Mama.
Doença essa que mais atinge mulheres a cada dia e vêm despertando a atenção dos médicos e pesquisadores. É o tipo de câncer que mais causa morte da população feminina. Sendo assim é de suma importância que a mulher faça regularmente os exames de prevenção (exame do toque e mamografia), pois as chances de cura para a doença se detectada previamente, são bem mais altas.
A Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de alertar as mulheres sobre os sintomas da doença e relembrar de fazer o exame do toque ou momografia. Mas lembre-se, todo o dia é dia de prevenção!
Por isso, ?que atenta e procure um médico se apresentar os seguintes sinais:
Presença de nódulo na mama ou próximo a ela, na região axilar;
Qualquer alteração no aspecto da mama (tamanho, cor, forma);
Saída de secreção pelo mamilo;
Enrugamento, endurecimento ou aumento da sensibilidade da mama;
Sensações como dor, calor, inchaço, rubor e escamação.
Os especialistas alertam algumas ações que podem aumentar o risco do aparecimento do tumor na paciente, como por exemplo, o uso da terapia de reposição hormonal, obesidade, ingestão de álcool em quantidade elevada, e exposição a agentes ionizantes, além de antecedente familiar de primeiro grau para a doença.
Você pode fazer a sua parte, fazendo o exame periódico com seu médico e estando sempre atenta ao seu corpo.
Escolha a VIDA. Previna-se contra o Câncer de Mama!
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina